5.11.12


É UMA ASSOCIAÇÃO antiga e um mal-entendido que ser um não-conformista é ser um rebelde. O não-conformista é um reacionário; ele age motivado pela raiva, cólera, violência e ego.  Sua ação não está baseada na consciência. Embora ele vá contra a sociedade, apenas ir contra a sociedade não é necessariamente estar certo. Na verdade, na maioria das vezes, mover-se de um extremo para outro é sempre mover-se de um erro para outro erro.
O rebelde é um tremendo equilíbrio, e isso não é possível sem consciência, vigilância e imensa compaixão. Não é reação; é uma ação – não contra o velho, mas pelo novo.
O não-conformista é somente contra o velho, contra o sistema, mas ele não tem uma visão do futuro, não tem uma concepção criativa do porque ele é contra. O que ele fará se tiver êxito? Ele estará perdido e completamente perturbado. Ele nunca pensou sobre isso. Ele não sentia a perturbação porque nunca teve êxito. Seu fracasso tem sido uma grande proteção para ele.
Quando eu digo reação, quero dizer que a sua orientação é basicamente dependente: você não está agindo a partir da liberdade e da independência. Isso tem implicações muito profundas.  Significa que sua ação é apenas um subproduto; também significa que sua ação pode ser facilmente controlada.

Nenhum comentário: